Um menino nos nasceu

 

Cerca de 700 anos antes de Cristo, o profeta Isaías fez a seguinte profecia, inspirado pelo Espírito Santo:

“Portanto, o Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel... Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está obre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 7:14; 9:6)

A promessa do Messias prometido se cumpre em Jesus. É o início da história de como Deus veio nos salvar. Deus veio ao mundo como um bebê. Você consegue imaginar isso? Deus não veio como um tornado, uma coluna de fogo, com vulcões em erupção. Ele veio até nós como um bebê. E a missão de Jesus é pagar o preço por nossos pecados para que possamos ser reconciliados com Deus. Ele veio para nos aproximarmos de Deus, por isso ele é chamado de Emanuel, Deus conosco.

A cruz não foi um acidente de percurso, mas sim o plano de Deus definido para o resgate do seu povo. Mas tudo começou numa noite escura, onde as hospedarias estavam lotadas e não havia espaço para um casal cuja esposa estava grávida. Ali, naquela noite, com anjos cantando, pastores sendo avisados e indo até o bebê envolto numa manjedoura e magos do oriente chegando, nasceu o Salvador do mundo.

“É que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11).

A história da encarnação é linda. É onde tudo começa. Toda história tem um início e o início de Deus se tornando homem começa aqui. Conforme está escrito em Filipenses 2, Jesus não considerou o ser igual a Deus, e se esvaziou, sendo reconhecido como homem e foi obediente até a morte, e morte de cruz. Ele desceu até nós para que nós pudéssemos ir até ele. Isso é maravilhoso!

A encarnação não ocorreu apenas para nos fazer saber que Deus existe. Ela aconteceu para trazê-lo para perto, de modo que ele possa estar conosco e nós com ele. Milhões de pessoas, todo Natal, cantam: “Jesus, nosso Emanuel”. Será que estão mesmo com ele? Será que o conhecem ou apenas sabem de sua existência? Jesus moveu literalmente céus e terra para se aproximar de nós – o que deveríamos estar fazendo agora para estar com ele de verdade? (Keller, 2017, p. 75-76).¹

Se ele fez isso para que possamos estar com ele, nós também devemos nos mover em direção a ele. Que nesse Natal, você e sua família possam refletir sobre seu real significado: o nascimento de Jesus, a salvação descendo até os homens. Esse é o meu desejo para vocês.

Feliz Natal e que Deus os abençoe.

Em Cristo,

Gustavo Hoft

¹ Keller, Timothy. O Natal escondido: a surpreendente verdade por trás do nascimento de Cristo. São Paulo - Vida Nova, 2017.

Comentários