Não negocie sua comunhão com Deus

 

Durante a correria do dia a dia, negligenciamos coisas importantes. Uma delas é nossa vida espiritual. Corremos de um lado para o outro e acabamos deixando para trás coisas essenciais para nosso crescimento na fé. Quantas vezes chegamos no fim do dia e percebemos que não oramos, não lemos a Palavra, nem sequer passou em nossa cabeça coisas relacionadas a isso? Já aconteceu comigo e tenho certeza de que já aconteceu com você.

Temos um privilégio e não temos a dimensão do tamanho desse privilégio. Para conversarmos com a prefeita de Barretos, você tem que marcar horário. Para conversar com o governador do estado, é mais complicado. Talvez você não consiga. Para falar com o presidente da república, praticamente impossível. Mas você tem acesso Àquele que é maior que a prefeita, maior que o governador e maior que o presidente. Você não precisa marcar hora, você não precisa consultar agenda, você não precisa temer não poder falar com Ele.

“Em Cristo, temos ousadia e acesso a Deus com confiança, mediante a fé nele” (Efésios 3:12)

Temos acesso a Deus a qualquer dia e hora, Ele nunca estará ocupado para te atender. Então podemos concluir que, se não estamos tendo acesso a Ele, então o problema está em nós.

A vida corrida, que parece que 24 horas é pouco, pode ser um empecilho para buscarmos a Deus, porém, há outras coisas que nos afastam de Deus. Vamos enumerar algumas:

- Desânimo. Todo crente passa por períodos de desânimo e isso é natural em nossa vida. Quem nunca passou por isso? Eu já. Todavia, não podemos nos render a isso e buscar o ânimo no Senhor, que pode nos reerguer e nos animar. Temos uma promessa grandiosa sobre isso:

“Mas o Senhor é fiel. Ele os fortalecerá e os guardará do Maligno” (2 Tessalonicenses 3:3)

- Pecado. O pecado é um problemão e é algo que todos nós lutamos contra todos os dias. Não conseguimos nos livrar dele enquanto estivermos nesse corpo. O processo de santificação é longo e difícil. Tão difícil que, se não fosse o Espírito Santo nos capacitando a isso, jamais conseguiríamos vencer.

“Quando as pessoas me perguntam o que me atrai a respeito do céu, não são as ruas de ouro transparente, nem as portas de pérolas. É a ausência do pecado, estou cansado do pecado” (John MacArthur)

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo o peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:1,2).

- Identidade distorcida. Quem é você em Cristo? A falta de entendimento de quem somos em Cristo nos limita porque não enxergamos as coisas como realmente são. Deus nos chama de “filhos” e somos “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17). Cristo nos comprou com seu sangue precioso e é isso que nos faz preciosos para Deus. Não se esqueça de quem você é!

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9)

- Imaturidade. Jesus disse que o Reino de Deus é dos pequeninos e quem recebe o Reino de Deus como uma criança entrará nele. Mas ser como criança e sua inocência e pureza e não em sua infantilidade e desequilíbrio. Algumas pessoas se recusam a amadurecer com a desculpa de que ela pode esfriar e perder o fervor. Mas não é isso que acontece e não é o que a Bíblia nos ensina.

“No entanto, transmitimos sabedoria entre os que são maduros. Não, porém, a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos desta época, que são reduzidos a nada. Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória” (1 Coríntios 2:6,7)

- Provações. As provações vêm para nos fortalecer, não nos destruir. Passamos por lutas dia após dia e ninguém está isento disso. Porém, as pessoas de nossa geração são imediatistas e não sabem esperar, querem tudo para ontem. Por isso, algumas cometem a loucura de colocar Deus na parede para terem suas vontades cumpridas. Isso gera pessoas fracas que, no primeiro “não” de Deus, se afastam e não querem mais saber.

“Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12)

- Esfriamento. Se deixarmos o desânimo tomar conta, desembocaremos na frieza. Eu fico um dia sem orar, depois viram dois dias, daqui a pouco será uma semana que vira num mês. E quando percebemos, já nos afastamos por completo dos caminhos do Senhor e esfriamos nossa fé. Aqui mora um grande perigo, porque estamos indo a passos largos à apostasia. Já vivemos numa sociedade pagã (não, nossa sociedade não é cristã) e se nos amoldarmos a ela, criaremos hábitos pagãos também.

“Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele” (Apocalipse 2:4,5)

Sei que existem muitos outros fatores que podem nos fazer distanciarmos de Deus, mas seria impossível listar todos aqui. O ponto que quero chegar é que não podemos desistir e nem nos acomodar. Talvez você esteja confortável onde você está. Vai no culto no domingo, chega na segunda vai trabalhar normalmente, a semana passa e chegamos no domingo novamente e vamos ao culto. Entramos em um círculo vicioso e nem sequer notamos isso.

Mas estou aqui para lhes dizer: “Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará” (Efésios 5:14).

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT


Comentários