O que era, o que é e há de vir

 

Desde os primórdios do mundo o homem investiu muito esforço pensando qual a sua origem, o porquê da sua existência e como será sua vida após sua passagem terrena. O presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre este assunto baseado no Livro Sagrado de Deus, será exposto em alguns itens desde a criação do mundo até o que há por vir.

Em Gênesis 1 é relatado a forma como Deus criou o universo, a terra e tudo o que nela há, os animais e o homem. Em Gênesis 2 podemos observar como o homem foi formado e no capítulo seguinte podemos ver a queda do homem. No versículo 15 do mesmo capítulo, Deus deixou uma promessa de esperança de salvação para a humanidade.

O que podemos observar de Gênesis 4 até o livro de Malaquias é a tentativa de Deus de se reaproximar do homem através de alianças, mandamentos, profecias e instituição da sua nação eleita chamada Israel. Podemos ver a história de Noé e o recomeço da vida humana mediante a situação pecaminosa das pessoas da época. De Gênesis 12 em diante, é relatado o chamamento de Abraão e a sua linhagem de seus herdeiros Isaque e seu neto Jacó que são conhecidos como os patriarcas. De Jacó nascem 12 filhos (que se tornam as 12 tribos de Israel) e de José verificamos a sua instituição de governador do Egito, porém seus filhos que deveriam voltar à terra prometida se estacionam no Egito e se tornam escravos.

Deus então levanta Moisés, retira o seu povo do Egito, e no caminho institui o tabernáculo, as suas leis e mandamentos. A partir daí vemos juízes, profetas, Israel formado como uma nação ao ponto de ter reis e ao rei Davi a solicitação de Deus para a construção do primeiro templo, o abandono do povo de Deus, a não observância das leis que os levam cativos à Babilônia. Ainda no Antigo Testamento, verificamos a misericórdia do Senhor, a volta do povo à terra de Israel e a construção do segundo templo.

No Novo Testamento é relatado a vinda de Jesus à terra para o seu perfeito sacrifício, o seu ensino da promessa do Reino de Deus, a sua ressurreição, e a promessa da destruição do segundo templo (o que de fato ocorreu 70 anos após a morte de Jesus). No livro de Atos, o Espírito Santo vem habitar a terra e passa a morar em nós, fazendo de nós o templo, conforme João 14:16-20 e 1 Coríntios 6:19.

Nas cartas deixadas por Paulo, bem como em Apocalipse e em alguns trechos do Antigo Testamento, é relatado sobre a volta de Jesus à terra e a instituição do Reino de Deus. Os salvos que estarão vivos, bem como os salvos que dormem, se encontrarão com Cristo nas nuvens na Sua volta à terra no evento conhecido como arrebatamento, conforme João 14:3, 1 Coríntios 15:50-58 e Apocalipse 1:5-7.

Em Apocalipse, capítulos 19 e 20, é descrito como será a instituição do Reino de Deus, onde os salvos reinarão com Cristo por mil anos aqui na terra. No mesmo livro, no capítulo 21 está a promessa do estabelecimento do novo céu e da nova terra, onde os salvos viverão eternamente em relacionamento com o Senhor.

Este é um breve resumo do que ocorreu desde a criação da terra até os dias futuros, e quando nos perguntamos em qual ponto da história estamos, temos como resposta que vivemos hoje no tempo da Graça. O Espírito Santo vive em nós e nos prepara a estarmos aptos a entrar no reino de Deus. O que devemos fazer então? Buscar em primeiro lugar a salvação, como está escrito em Romanos 10:9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” e em Marcos 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”

A chave para o Reino de Deus é a salvação e o batismo, sendo que após sermos salvos, o nosso maior propósito de vida é permanecer em estarmos aptos ao Reino de Deus, conforme Jesus ensinou em Mateus 13:44-50: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra. O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentro os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.”

A Bíblia é clara quando afirma que todo joelho se dobrará à soberania do Senhor Jesus (Romanos 14:11; Filipenses 2:11), sendo assim, um dia, todos nós nos dobraremos ao Seu Poder. Onde você estará neste dia? De qual lugar você se dobrará perante o Senhor, do céu ou da condenação eterna?

Rodrigo Coltri

Comentários