O problema da ansiedade

 

Você já se pegou ansioso por alguma coisa? Preocupado com o futuro? Um conta não paga, uma situação de confronto, algo que lhe tira a paz? Se sua resposta for sim, bem-vindo ao clube. Fique sabendo que você não é a única pessoa que passa por momentos assim.

Tantas vezes deixamos as preocupações ocuparem um lugar de destaque em nossos corações. Algumas pessoas se sobrecarregaram tanto com isso que hoje elas têm crises de ansiedade, ficam com falta de ar, sentem o coração acelerar, começam a suar frio, enfim, cada organismo reage de uma maneira. Quem já passou por isso sabe muito bem que isso nos desgasta tanto que chegamos quase à beira de um colapso emocional, à exaustão.

Charles Spurgeon disse certa vez: “A ansiedade não tira a aflição do amanhã, somente a energia de hoje”. E caramba, como ele estava certo! O que a Bíblia tem a nos dizer sobre esse assunto?

A Palavra de Deus nos diz o seguinte: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6). As Escrituras não dizem apenas “não fiquem ansiosos”. Ela dá a rota de fuga também: “sejam conhecidas diante de Deus suas petições”. A Bíblia não nos desampara em relação a isso.

Temos acesso diante de Deus para colocar diante dele nossas situações, aquilo que tem nos atribulado, tirado nosso sono, nos deixando ansiosos. Nosso Senhor sabe que temos emoções e que muitas vezes somos dominados por elas, por isso ele mesmo disse: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34). Jesus aqui nos ensina a fincarmos os pés no dia de hoje e não no amanhã. Cada dia tem a sua carga, não queira carregar duas de uma vez, sabe por quê? Porque não aguentamos! Essa é a dura verdade!

Tanto é verdade que vemos as pessoas procurarem tratamentos e terapias justamente por não aguentarem tamanho peso. Quanto peso conseguimos carregar? Apenas a carga do dia. Um fardo pesado demais te fará encurvar, te fará andar com dificuldade. Você pode até aparentar estar forte, mas isso é por pouco tempo. Logo você não vai mais conseguir disfarçar. Logo a verdade aparece.

Se você chegou em um lugar e sente que não tem mais jeito, assim como eu mesmo já passei, deixe-me lhe dizer que há sim uma saída. Há um lugar de descanso. Existe uma luz no fim do túnel.

“Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). A promessa que temos se irmos a ele é alívio. Você precisa de alívio? Vá para Jesus. O texto continua: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (v. 29,30). Aprenda dele e você achará descanso. Essa é a promessa!

Não desperdice tempo se preocupando com o amanhã. Lance seus problemas aos pés de Jesus. Lance a sua ansiedade aos pés de Jesus. Aprenda dele e você achará alívio e descanso. Eu encontrei e você também encontrará.

Em Cristo.

GUSTAVO HOFT

Comentários

Postar um comentário