O Evangelho completo

 

Desde a desobediência do homem em relação as ordens dadas por Deus, houve a separação da comunhão do homem e seu Criador, a introdução da morte e todas as suas consequências, como doenças e pecados.

Deus deu ordens expressas: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:7).

E pensa que os homens não entenderam a ordem do Senhor? Eva, dialogando com a serpente, mostra que aprendeu tudo certo, “Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (Gênesis 3:2-3).

E atualmente, apesar de parecer tudo tão mais desenvolvido e sofisticado, a serpente continua nos enganando da mesma forma, seu plano continua a nos trazer dúvidas, ataques na mente, no corpo e na alma, com o objetivo de trazer separação do relacionamento do homem com seu Criador, a implantação de dores físicas e emocionais, através de pecados, atitudes equivocadas e contínuas quedas.

Com a desobediência e queda de Adão e Eva, observemos algumas consequências: a serpente se tornou maldita (Gn 3:14), inimizade entre a serpente e a mulher (Gn 3:15), não obstante observamos que as mulheres possuem muito mais sensibilidade às artimanhas de Satanás que se infiltra na família através de amizades, oportunidades, etc.; sofrimento da gravidez, dores de partos, governo do marido sobre a mulher (Gn 3:16), a mulher sendo muito mais sensível que o homem aos ataques do mal, muitas e muitas vezes o homem não ouve sua esposa, acha que ela que está errada, que vê mal em tudo e cai em armadilhas preparadas pelo inimigo; a terra se tornou maldita (Gn 3:17) e do suor do rosto, passou o homem a ter que obter seu alimento (Gn 3:19).

Interessante que da condição da maldição de Deus imposta ao homem, eterna solução desceu dos Céus para nos trazer a ponte de reconciliação e nos reconduzir ao relacionamento eterno do Criador e sua criatura. “Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente” (Gênesis 3:22).

Se a Bíblia terminasse neste livro, perdidos estaríamos, a terra maldita, comer só com o suor do trabalho, para continuar a espécie humana, seria necessário sofrer dores de gravidez, morte e doenças assolando a terra, o que faremos pois?

Pois então, a solução se fez maldição por nós, a maldição da lei, onde era necessário sacrificar o sangue de animais para obter perdão do Senhor, foi quebrada, Jesus desceu dos Céus para nos trazer essa solução.

Jesus, dando testemunho de si, utiliza a mesma passagem da condição de maldição que Deus impôs em Gênesis, Jesus diz que é o verdadeiro pão do céu, aquele que vai à Ele jamais terá fome e sede e terá a vida eterna (Jo 6:31-40).

A cruz refaz a ponte da conciliação de Deus e o homem, do relacionamento do Criador e sua criatura, nos faz filhos. O sacrifício de Jesus nos traz Salvação e vida eterna.

Em Gálatas, nos garante: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” (Gálatas 3:13). Portanto todo aquele que Nele crê, não é mais maldito sobre a terra, terá gravidez e parto sem dores, não comerás somente sob um trabalho árduo, trabalhará, mas será bem recompensado e será próspero, se ficar doente o Senhor o curará, se pecar, o Senhor o perdoará. Em Salmos Deus nos garante que dá enquanto dorme, aqueles que Ele os ama (127:2).

Jesus nos ensinou em Mateus que o Reino dos céus é tomado por esforços (11:12) e no mesmo livro que o mesmo Reino é das criancinhas (19:14), ou seja, seu esforço deve ser concentrado em se entregar ao relacionamento de Jesus, como uma criança e direcionar suas atitudes para conquistar o Reino dos céus, não o reino terrestre. Você precisa trabalhar, mas não mais do que orar e se esforçar para ter e seguir tudo o que a Bíblia ensina e promete.

Em Lucas, Jesus explica sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (4:18). Nisto devemos nos concentrar e buscar o Reino dos céus em nossas vidas e em todos que estão em nosso redor, para enfim, proclamar o Evangelho completo do Senhor.

            

Rodrigo Kubo Coltri- IAMIR Sede

Comentários