O amigo fiel

 

Nós humanos, somos seres sociais, criados para vivermos em conjunto de pessoas. O homem sozinho não pode realizar muitas coisas e pensando bem, a realização por si só, sem ter alguém para contar, não tem muita graça. Vivemos sempre por algo maior, para conquistar objetivos juntos, em parceria e muitas vezes pensamos mais nos desejos de quem gostamos do que nos nossos próprios.

Porém nos dias atuais, se não pararmos para refletir, somos levamos a uma rotina intensa, a quantidade de informações a processar diariamente, tantos afazeres, do levantar até ao deitar, os dias passam rápidos e quando vemos ficamos um tempo sem contatar quem amamos, deixamos de visitar quem mais gostamos e de repente podemos nos encontrar sozinhos. Jesus nos alertou sobre isso em Mateus 24:12.

E, por se multiplicar a maldade, o amor se esfriará de quase todos”

Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de exaltar a importância de uma amizade verdadeira, o quanto ela nos faz bem e trazer o alerta, para evitar o esfriamento dos nossos corações.

A amizade é uma via de mão dupla, dá e se recebe, exige relacionamento e atenção. Essa união gera fortalecimento mútuo, nas alegrias e adversidades. Como é bom poder contar uma conquista para um amigo e como é reconfortante saber que se tem um ombro para se achegar em uma situação difícil de nossas vidas.

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião, Ali, ordena o SENHOR a sua benção e a vida para sempre.” Salmos 133

Davi salmodiou sobre a união dos irmãos, uma amizade de verdade possui alto valor como uma unção sobrepujante, onde Deus nos agracia com momentos de vida de excelência e eternos. Quem nunca se deparou com uma lembrança de um momento muito bom já vivido? Ficamos como quem sonha, dá uma saudade de viver aquilo novamente, e pode ter certeza de que esses momentos foram vividos com alguém. É quase que impossível lembrarmos de experiências saudosas vividas completamente sozinhos.

A boa e verdadeira amizade é um tesouro, sendo impossível ter com todos que conhecemos. Salomão alertou: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:2). A amizade é coisa rara, para ser vivido com muito cuidado, é para o amigo que abrimos nosso coração, que nos conhece profundamente, sabe o que nos agrada e que nos chateia, portanto merece atenção de preservarmos como uma joia preciosa.

O bom amigo sabe o momento de apoiar ou de exortar, de se retirar ou estar presente, é grato por todo o benefício que possui pela amizade por si só e não pelo que o amigo pode dar apenas, é leal e permanece, mesmo que muitos virem as costas, ele não se afasta ou some, é aquele que podemos sempre contar.

Um conselho eu deixo, antes de qualquer título ou posição, busque ser amigo das pessoas de maior relacionamento com você, antes de ser um filho, seja amigo dos seus pais, antes de ser marido ou esposa, seja amigo do seu cônjuge, antes de ser pai, seja amigo dos seus filhos. A amizade quebra os padrões conflitantes e une as pessoas, pois as mesmas buscam se entender através da amizade.

Por fim, te deixo um convite muito especial, antes de ser amigo de qualquer pessoa, seja amigo daquele que se humilhou para nos trazer salvação. Daquele que era Rei nos céus e veio a terra como forma de homem, morreu e ressuscitou e o crer Nele, nos dá a vitória sobre a morte, pois através Dele temos vida eterna. Esse amigo é Jesus.

Em João, 15:13-15, Jesus fala sobre a amizade: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” Nesta passagem Jesus fala sobre o sacrifício perfeito que Ele faria em favor de nós, ensina a condição de ser chamado de amigo dele, fazeis o que vos mando”, e traz uma promessa de mudarmos nossa condição de servos para amigos de Deus. O sinônimo de servo, segundo o dicionário de Oxford Languages, é escravo, aquele que não é livre, não tem direitos e bens.

Se sente cansado e escravo do pecado? Seja livre em Jesus, seja livre das amarras do pecado, creia Nele: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. (Apocalipse 3:20).

Está esperando o que? Seja amigo de Jesus!          

Rodrigo Kubo Coltri- IAMIR Sede, Presidente da ADHONEP Barretos.


Comentários