O problema do orgulho

 

Existem coisas na vida do cristão que não tem que ter espaço e, com certeza, uma delas é o orgulho. Quando falo de orgulho não estou falando de “tenho orgulho de ser brasileiro” ou “tenho orgulho de ser cristão”, não é isso. Estou falando de soberba e altivez. Destaquei dois versículos chaves para tratar desse assunto:

"Antes da ruína vem a soberba, e o espírito orgulhoso precede a queda" (Provérbios 16:18)

“... o que tem olhar arrogante e coração orgulhoso, não o suportarei” (Salmos 101:5b)

No primeiro nos é dito que antes da ruína e da queda, vem a soberba e o orgulho. Já o segundo diz que o Senhor não suporta quem tem olhar arrogante e coração orgulhoso. Repararam que uma coisa puxa a outra?

Você já tentou ter um diálogo com uma pessoa orgulhosa? Se já, reparem que a pessoa o tempo todo puxa a atenção para si. Ela necessita ser o centro da conversa e sempre tem o olhar superior em relação às outras pessoas. Geralmente, além disso do que falei, a pessoa tem a carência de elogios e caso isso não aconteça, ela mesma se louva.

“Deixe que os outros o louvem, e não a sua própria boca; um estranho, e não você mesmo” (Provérbios 27:2)

A Palavra de Deus nos dá uma aula de ética nesse sentido. Não fica bem para ninguém se autoelogiar, em nenhum lugar e em nenhuma situação. Quando isso acontece nos dá o sentimento de vergonha alheia, não é mesmo?

O dicionário nos dá o significado exato de altivez: atitude de se ver ou comunicar superioridade aos demais. É o famoso “nariz em pé”. Mas existe um perigo que ronda os crentes e temos que nos acautelar: a soberba espiritual. A pessoa se acha tão espiritual e santa que não quer se envolver com o restante dos pecadores. Ela acha que faz parte de “elite espiritual” e de “xodozinhos de Deus”.

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Romanos 12:3)

Infelizmente, isso é mais comum do que deveria ser. Não estou dizendo aqui que não se deve exortar uma pessoa num erro, de jeito nenhum! A Bíblia é muito clara nesse sentido de que sim, devemos exortar os irmãos que caem em erros, mas isso deve ser feito em amor e com a indicação de fazer isso vigiando para não ser tentado também.

Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês, que são espirituais, restaurem essa pessoa com espírito de brandura. E que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado” (Gálatas 6:1)

Porém, existem aqueles que exortam com arrogância, se achando num patamar superior e como dizem os crentes mais antigos: “arrotando santidade”. Sabe o irmão ou irmã que só sabe chamar a atenção? Vive de cara feia e você tem que pisar em ovos senão leva uma chamada de atenção por qualquer coisinha que a 4ª pessoa da Trindade não concorda? É disso que estou falando!

Essa soberba espiritual é um mal que tem consumido a vida de várias pessoas. É um pecado que passa a impressão de que a pessoa tem prazer nisso, de se achar acima dos outros. Nessa questão temos que vigiar nosso coração para não cairmos nesse erro de altivez. Por se achar tão santa, tudo indica que ela está longe de Deus.

O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe” (Salmos 138:6)

O Senhor conhece o soberbo, mas somente de longe. Deus não se aproxima de corações altivos e orgulhosos. Não tem como ficar de peito estufado e nariz em pé diante da presença Dele.

Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3)

O versículo acima nos dá o sentido totalmente contrário de altivez, principalmente na parte que sublinhei. Esse é o conselho que as Escrituras nos dão para tratarmos desse problema: não se achar acima de ninguém, ao contrário, considere os outros superiores a você!

Há uma linda promessa para aqueles que rejeitam o orgulho, a soberba e a altivez e abraçam a humildade:

“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida” (Provérbios 22:4)

Por isso meus queridos irmãos e irmãs, não vale a pena se ater ao orgulho. Além de afastar Deus como foi dito no Salmos 138:6, ninguém gosta de ficar perto de pessoas assim. Olhe para a Palavra de Deus e siga nosso maior exemplo que é Jesus. Paulo nos diz para “que tenhamos o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus” (Filipenses 2:5) e Ele é “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29).

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT

Comentários