O poder do discipulado

 

Jesus sendo Deus, se esvaziou de si mesmo (Filipenses 2:7,8), veio à terra para dar salvação à todo o que Nele crê, tomando a forma humana para se relacionar conosco, suportou ser sacrifício santo, incorruptível, morreu, ressuscitou, venceu a morte para estabelecer o reino de Deus na terra, ensinou, fez milagres, depois subiu aos céus, deixou o Espírito Santo para consolar, mas um reino para ser continuado, precisa ser representado por pessoas que se relacionam e pensando nesse objetivo Jesus escolheu seus discípulos para levarem a continuidade do seu legado.

Chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios (Marcos, 3:13, 14).  Enquanto esteve na terra, quando do início do seu ministério, Jesus chamou doze homens para o seguir, eles vivenciaram a rotina do Rei dos Reis, perguntaram, foram exortados, receberam autoridade, comeram na mesma mesa do Rei, para que na devida hora fossem revestidos de poder e se transformassem em agentes de transformação por toda a humanidade (Atos, capítulo 2 em diante).

O Reino de Deus na terra foi estabelecido por Jesus, mas foi propagado aos quatro cantos pelos seus discípulos. O discipulado é tão relevante para o Reino que Jesus em seus últimos ensinos nos deixou como mandamento fazer discípulos de todas as nações (Mateus, 28: 18).

Conhecedor da sua criação, Jesus sabia que somos agentes sociais, que precisamos de convívio uns com os outros e orientou a caminharem de dois em dois (Marcos, 6:7), e tal ensino já havia sido revelado a Salomão: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

Em sumo, o discipulado é sobre isso, caminhando lado a lado em dois ou mais, passando a cultura do Reino de Deus para os discípulos, partilhando a comida sempre que possível, comida material e espiritual, vivenciando juntos experiências, com a finalidade de deixar um legado e um sucessor, na certeza que Jesus sempre estará no meio desse relacionamento: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mateus, 18, 20).

A busca da presença de Deus, o clamor, na crença de realizarem milagres em nome de Jesus, o mais profundo dos ensinamentos deixados na Bíblia são princípios bases de um discipulado. O discipulador passa ao seu discípulo aquilo que já aprendeu, o discípulo busca o crescimento com seu mentor e caso não saibam, juntos procuram um entendimento da parte do Senhor. Após um tempo caminhando juntos, aquele discípulo que cresceu no aprendizado, teve experiências e comunhão com o seu discipulador, passa a estar apto a passar o seu legado para outras pessoas e se torna um discipulador de outros discípulos, gerando uma corrente muito positiva de crescimento do Reino de Deus.

Paulo e Timóteo (Atos, capítulo 16 e seguintes) é um exemplo do que um discipulado pode ser feito de forma eficaz para a obra de Deus. Timóteo foi escolhido por Paulo, cresceu em ensino, realizou obras e permaneceu ligado à Paulo até a sua morte. Foram deixadas 2 cartas de Paulo a Timóteo na Palavra de Deus, onde mostram que Timóteo o sucedeu na condução de algumas igrejas implantadas por Paulo, nas cartas também ficam evidenciadas que muitos que se achegaram a Paulo e até ajudaram por um tempo na condução das igrejas, o abandonaram, mas o seu discípulo foi fiel até o fim.

O discipulado é um mandamento de Jesus, é um braço forte mas não tem intenção de esgotar todos os assuntos de uma vida cristã, lembrando que a comunhão aos irmãos da igreja, a ida aos cultos de celebração, reuniões de oração, devocional diário, leitura da palavra, clamores, visitas e tantos outros atos da caminhada com Cristo, continuam sendo essencial até que tudo se conclua em nossas vidas.

Diante do exposto, estimulamos você a se tonar um discipulador e também um discípulo. Há de ter alguém bem próximo que precisa de um caminhar mais junto com o amor de Cristo e sempre há alguém que você admira que possa te estender a mão para te discipular, assim a implantação, expansão e representação do Reino de Deus na terra será muito eficaz. Converse com o seu pastor ou seu líder na sua igreja, peça direção e orientação para seguir nas diretrizes do discipulado que Jesus deixou.

A sua caminhada cristã irá se transformar, seu amor ao próximo será potencializado e a satisfação de servir um Reino de amor será inigualável em todas as áreas da sua vida!

Com amor.

Rodrigo Kubo Coltri- IAMIR Sede, ADHONEP Barretos.

Comentários