Um dia de cada vez

Vivemos em tempos de imediatismo, tudo tem que ser para ontem. Isso está tornando as pessoas cada vez mais ansiosas e doentes emocionalmente. Tudo passa depressa, tudo é acelerado, todos estão correndo.

Parece que 24 horas não é o suficiente e ouso dizer que, se o dia aumentasse para 30 horas, também não seria o bastante. Corremos atrás das coisas e nos desgastamos de uma maneira que nosso corpo não aguenta. E te digo algo pior, terceirizamos nosso sofrimento. Reparem que sempre que alguém fala de seus problemas, a culpa nunca está nela.

Evitaríamos vários problemas emocionais, incluindo a ansiedade, se tirássemos um pouco o pé do acelerador. Precisamos parar! De que adianta você conquistar tudo em tempo recorde, mas se prostrar devido a um AVC, um infarto ou uma depressão profunda? O que Bíblia tem a nos dizer sobre isso?

Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34)

Aqui Jesus está nos ensinando que a vida vale mais do que o comer e o vestir. Priorize sua vida. Priorize sua família. Priorize o que realmente importa.

Sim, lutamos para conquistar o que queremos e isso exige esforço de nossa parte. Mas a partir do momento que sua saúde, tanto física como emocional (e por que não, espiritual?) se comprometem, creio que é hora de pisar no freio.

Escutei um relato recentemente que me deixou perplexo: o primo de uma conhecida morreu ano passado devido ao COVID. Quando a pessoa estava entubada, o escritório onde ele trabalhava estava recrutando alguém para substituí-lo. Ou seja, a pessoa nem morreu e já estava sendo substituída. Ficou chocado? Pois é...

Eu mesmo já passei por momentos de estresse e depressão, com idas ao psicólogo para tentar ajustar minha cabeça. Me ajudou muito (apesar que tem horas que acho que tenho um parafuso meio solto)! Mas sabem o que também me ajudou? Meu relacionamento com Deus e Sua Palavra. Quantas vezes eu chorei na presença de Deus e encontrei refúgio e conforto? Perdi as contas!

Sim, podemos nos refugiar debaixo de suas asas e Seu amor cobrirá nosso sofrimento. Como dizia o saudoso Irmão Lázaro: “vou passando pela prova dando glória a Deus”. Ele te fortalece no deserto.

Para finalizar, deixo aqui meu conselho: viva um dia de cada vez. Não tente atropelar as coisas e nem sofra por antecedência. Isso só vai lhe causar danos e não vai resolver seus problemas. Caso precise desabafar, procure alguém de confiança, mas também conte para Deus.

Uma experiência que aconteceu comigo... Estava orando de madrugada, conversando com Deus quando Ele bradou em meu coração: “Você conta seus problemas para todo mundo, menos para Mim”. Confesso que fiquei constrangido. Então, obedeci e descrevi para Deus os meus problemas que estava passando naqueles dias. Parecia que eu tinha tirado um peso dos meus ombros e não demorou muito, a solução chegou.

Que isso sirva para te incentivar a passar mais tempo com Deus. Ele é um Pai que cuida dos seus filhos. Não livra eles do deserto, mas os fortalece para passar pela prova.

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT

Comentários

Postar um comentário