Qual o propósito da provação?

 

Nossa vida são constantes ciclos, cheia de altos e baixos. E sim, tem dias que estamos no mais alto ápice da vida e tem dias que estamos no mais profundo vale. Jesus nos disse que “no mundo teríamos aflições” (João 16:33) e o apóstolo Paulo nos diz para resistirmos o “dia mau” (Efésios 6:13). Não adianta, o dia da provação chega para todos, sem distinção de gênero ou classe social.

Mas, qual o propósito da provação? Será que Deus é um ser sarcástico que nos coloca nessas situações somente para o seu bel prazer? Claro que a resposta é não. Deus não é alguém que está no aleatório, dependendo dos acasos do destino. Parafraseando Einstein: “Deus não joga dados com o universo”. Não vou entrar na questão da complicadíssima Teoria da Relatividade de Albert Einstein, afinal estou muito longe de ser um físico teórico. Porém, de forma bem resumida, ele quis dizer que nada é por acaso. Há um propósito!

Vamos analisar o que as Escrituras no diz sobre isso:

“Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança” (Tiago 1:2-3)

Tiago aqui nos diz que a provação produz em nós perseverança. Não há exceção: todos nós temos dificuldades em perseverar. Mas como o diz o velho conhecido ditado: “O que não nos mata, nos fortalece”. A provação não vai te matar, mas ela vai te fortalecer para você perseverar. Essa perseverança vai gerar em nós maturidade, como Tiago continua no versículo seguinte:

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada” (Tiago 1:4)

Deus não nos mantém na provação para sempre, ela tem data de validade. Não é um lugar de permanência, e sim, um lugar de passagem. O poder de Deus em nossas vidas opera grandemente em nós através disso, como disse o apóstolo Paulo:

“...porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9)

Como eu disse anteriormente, não fomos chamados para ficar nessa condição permanentemente. Quando passamos por esse inverno de nossas vidas, não podemos ficar hibernando, perdidos no meio de toda a situação.

“Por isso é que se diz: Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará” (Efésios 5:14)

O poder aperfeiçoado em nós e a provação produzindo perseverança, encontramos o motivo de Deus nos provar. Sei que o gosto pode ser amargo, mas Deus age assim: Ele nos purifica com o fogo (Malaquias 3:3).

Então, para finalizar, se você que está lendo esse texto está passando por essa fase em sua vida, não se desespere. Confie em Deus e ore para que essa prova venha para te fortalecer e, quem sabe, você venha a fortalecer outros que passarão pela mesma provação.

É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação” (2 Coríntios 1:4)

Em Cristo,

Gustavo Hoft

Comentários