O amor e o chamado de Deus

 

Amor:

Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19)

“Mas Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)

Se Deus nos amou primeiro, sendo ele espírito e eterno, não tendo início nem fim, seu amor por nós não foi influenciado por nada. O que teria em mim para atrair tão grande amor? Absolutamente nada. No ponto de vista humano, Deus teria todos os motivos para nos repudiar. Mas Ele não faz isso. Ele, sendo soberano, não sofre nenhuma influência externa.

Assim como soberania, justiça, onisciência, presciência, onipresença, imutabilidade, entre outros, amor faz parte dos atributos de Deus, sendo Ele o próprio amor! “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 João 4:8). Sendo o amor parte de sua natureza divina, e Ele sendo fiel, Ele não pode negar a Si mesmo.

Você já parou para pensar que Deus te conhece mais do que a você mesmo? Quando Jesus pede para João escrever as cartas para as 7 igrejas do Apocalipse (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia), João se vira para ver quem falava com ele e ele vê sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros, um semelhante a filho do homem. Os sete candeeiros são as sete igrejas! Jesus passeia no meio da sua igreja, e Ele não nos dá um parecer ou uma opinião, Ele nos dá um diagnóstico. Em todas as sete igrejas temos algo em comum: Ele vira para as igrejas e diz: EU CONHEÇO! Aquilo que você esconde de seus pais, aquilo que você esconde de seu esposo ou esposa, aquilo que você esconde de seu pastor, aquilo que você fechou a porta do quarto para ninguém ver. Ele te conhece! E mesmo quando Ele repreende, é porque Ele nos ama.

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai em seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3:19-22).

Chamado:

“Iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Efésios 1:18,19)

Há no versículo 19 algo que Paulo quer enfatizar demais: o poder de Deus para aqueles que Ele chamou. No grego isso fica muito evidente. A 1ª palavras que ele usa é dinamus, de onde vem a palavra dinamite. A 2ª palavra está em eficácia, que é enérgeias, de onde vem a palavra energia. A 3ª está em força Krátos, de onde vem sufixo “cracia” (democracia, poder para o povo). É o poder ou força exercida. A 4º é a palavra poder, que é diferente da 1ª (dinamus). Aqui é usada a palavra Ischýs, que quer dizer “grande força inerente”. Paulo nos chama a atenção para o grande poder que está à nossa disposição, por isso ele usa 4 palavras diferentes para falar desse poder. E ele define esse poder como “suprema grandeza”.

Agora te pergunto: qual é o tamanho do poder de Deus? Até quando Deus pode? Por que você duvida do chamado Dele para sua vida? Alguém pode impedir o agir de Deus?

“Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém de minhas mãos; agindo eu, quem impedirá? ” (Isaías 43:13)

Deus não apenas te chamou para o arrependimento e salvação. Ele também te chamou para a obra. A seara é grande, poucos os ceifeiros. Ele pode contar com você? Como falei antes, do tamanho do poder de Deus que capacita àqueles que Ele chamou, então não há motivos para temer. Ele não vai te dar algo além de sua capacidade. Como na parábola dos talentos de Mateus 25, a um ele deu cinco, a outro dois e a outro um, cada um de acordo com sua própria capacidade.

E finalizo parafraseando Lutero:

O indivíduo não é chamado para exercer algo além do seu talento, mas de ser fiel naquilo que lhe foi dado (Lutero)

Somos chamados para sermos fiéis!

Glória somente a Deus!

Em Cristo

GUSTAVO HOFT

Comentários