O amor fraternal

 

1 João 4:19-21: Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: "Amo a Deus", mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.

Sabemos o quanto é difícil muitas vezes deixar a chama do amor acesa em nossos corações. A correria do dia a dia, os problemas que enfrentamos, a nossa mente sendo bombardeada 24 horas por dia com notícias ruins nos jornais: assassinatos, roubos, sequestros, estupros, latrocínios, corrupção etc. Em nosso local de trabalho, por exemplo, às vezes é difícil manter uma relação de harmonia com todos. Sempre tem aquele (a) que resolve ser a pedra em nosso sapato, aquela pessoa difícil de engolir.

Por aumentar a iniquidade, o amor se esfriaria... O que é iniquidade? Iniquidade significa “maldade, algo contrário à equidade, contra a justiça”. A maldade já entrou no seu coração? O sentimento de vingança satisfaz sua alma? Se a resposta for sim, então temos que rever alguns conceitos.

Marcos 11:25,26: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas”.

Temos que perdoar para sermos perdoados. Não estou dizendo que você não tem o direito de se irar contra alguma situação. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4:26,27). O problema não é se irar. Tem uma frase de William Shakespeare que gosto muito, faz parte do monólogo O Menestrel que diz: Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel”. Impossível controlarmos nossos sentimentos em meio às situações, mas não podemos deixar esses sentimentos nos aprisionarem e nem nos comprometer.

1 João 3:15,16: Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”.

Adjetivo pesado esse: ASSASSINO! Não sejamos homicidas na casa do Pai, mas nos amemos fraternalmente em verdade.

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT

Comentários