Legado

 

O que é um legado? Uma das definições do dicionário é: “o que é transmitido às gerações que se seguem”. Talvez não nos preocupemos em deixar um legado para a próxima geração, vivendo apena o “hoje” e se esquecendo de deixar um exemplo a ser seguido.

Mas isso pode ter consequências terríveis como podemos acompanhar em Juízes 2:8-13: Faleceu Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins. Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o Senhor à ira. Porquanto deixaram o Senhor e serviram a Baal e a Astarote”.

Vemos no texto o que aconteceu com uma geração que não conhecia o Senhor. Muitas vezes o legado é passado de pais para filhos, mas parece que a geração passada descrita na passagem bíblica falhou nessa missão e o resultado foi desastroso.

Mas podemos pegar um exemplo de uma pessoa que deixou um legado de fé e que nos inspira até os dias de hoje. Estou falando de Abraão, chamado de o “pai da fé”. Entre vários heróis da fé que são descritos no capítulo 11 de Hebreus, quero destacar esse personagem que sempre me intriga, pois obedeceu a Deus e creu mesmo sem ver nada.

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:8-10).

Vemos aqui que Abraão obedeceu partir sem saber aonde ia e pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia. Sinceramente, eu não sei se eu teria tanta fé afim de ir para um lugar desconhecido, sem nem ter ideia do que vai acontecer. E o legado de Abraão é lembrado até os dias de hoje, como um homem obediente, fé inabalável e ser chamado por Deus de AMIGO! E sabemos que de Abraão vieram os patriarcas que gerou as 12 tribos de Israel e uma descendência que ultrapassa nosso limite de contas, assim como Deus o havia prometido.

Outro exemplo bíblico que me inspira é o Apóstolo Paulo. Que legado esse homem deixou! Autor de 13 livros no Novo Testamento, fundou inúmeras igrejas, 3 viagens missionárias, evangelizou em mais de 20 lugares da Ásia menor e Europa. Deixou ensinamentos em suas cartas que transcendem o tempo! Deixou-nos também exemplo de perseverança e amor incondicional a Deus. Foi preso, flagelado, apedrejado, perseguido, etc. e nunca desistiu de seu chamado. E no final de sua vida, ele pôde descansar em paz, mesmo estando preso e condenado a morte, ele disse: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Timóteo 4:6-8).

E como sempre, gosto de citar um exemplo fora da Bíblia. Dentre todos os avivalistas que já pisaram nesse mundo, tem um que tenho um carinho especial e sempre que posso, dou uma revisada em sua vida para eu poder pegar bons exemplos. Estou falando de Jonathan Edwards. Esse famoso pastor norte-americano que vivem no século XVIII (os EUA ainda era colônia da Inglaterra) deixou um legado para a cultura americana que, não é apenas lembrado por sua vida cristã piedosa, mas também a cultura secular, sendo tido como um dos maiores filósofos da história dos Estados Unidos. Sim, Edwards é ensinado nas escolas. É dele que se tem a referência quando se fala do famoso sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, em que as pessoas se agarravam nos pilares da igreja achando que o juízo final havia chegado, tamanha a convicção do Espírito Santo que caiu naquele lugar, trazendo um avivamento gigantesco naquela nação. E como a vida dele me inspira! Ele escreveu 70 resoluções das quais ele viveu sua vida, sempre tentando cumpri-las. E o que me chama a atenção nessas resoluções é que todas um tinham um fim em comum: a glória de Deus. E Deus o honrou! Gostaria que vocês vissem o que Edwards deixou de legado para as gerações futuras que procederam dele. Prestem atenção em sua descendência:

·       300 ministros

·       Missionários e professores de teologia

·       120 professores universitários

·       110 advogados

·       Mais de 60 médicos

·       Mais de 60 autores de bons livros

·       30 juízes

·       14 reitores de universidades

·       Numerosos gigantes da indústria norte-americana

·       75 oficiais do exército e marinha

·       80 detentores de importantes cargos públicos

·       3 prefeitos de grandes cidades

·       3 governadores de estados

·       3 senadores

·       1 capelão do senado dos Estados Unidos

·       1 fiscal da fazenda

·       1 vice-presidente

Podemos ver aqui o legado de Jonathan Edwards deixou para sua família. Tudo isso que descrevi aqui é de sua descendência. Um homem que impactou sua geração e deixou uma herança riquíssima para as posteriores.

E gostaria de te perguntar: qual é o seu legado? Não é necessário que nosso legado seja conhecido mundialmente (mas, pode acontecer, não é mesmo?), contudo, como você tem influenciado as pessoas perto de você? Pais, como vocês tem influenciado seus filhos? Filhos, como você tem influenciado na escola de vocês? Empregado, como você tem influenciado na empresa onde trabalha? Patrão, como você tem influenciado seus funcionários?

Antes de encerrar, quero deixar um exemplo negativo de uma pessoa que não deixou legado nenhum. Max Jukes foi um famoso ateu, contemporâneo de Jonathan Edwards, que inclusive o atacou várias vezes, indo contra seus discursos e pregações. Vocês sabem qual foi o legado de Jukes? Vou lista-lo aqui para vocês:

·       310 morreram como indigentes

·       150 foram criminosos, sendo 78 assassinos

·       100 eram alcoólatras

·       Mais da metade das mulheres foram prostitutas

·       Os 540 descendentes de Jukes custaram ao estado 1.250.000 dólares

Eu poderia citar aqui vários exemplos como Lutero que influenciou inclusive a educação pública, ou John Knox que influenciou no cristianismo da Escócia, etc. ou Billy Graham que presidentes o consultaram devido a sua grande influência nos EUA. Um homem que lotava estádios na década de ’60 só para as pessoas ouvirem o Evangelho. Ou até mesmo outros exemplos bíblicos como Davi, Salomão, Noé etc. Mas creio que os exemplos que dei são suficientes para lhe convencer a deixar um legado para as gerações vindouras.

Que Deus nos capacite a deixar um legado para as gerações futuras.

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT

Comentários