Existe transfiguração, extraterrestres e metaverso na Bíblia?

Quando pensamos em temas que a Bíblia Sagrada nos traz, logo nos vem a mente a Salvação, a criação do mundo, benção e maldição e outros tantos assuntos, o que comprova o quanto ela é um livro abrangente e ao mesmo tempo tão direto, como por exemplo nos momentos que procuramos alguma palavra de conforto e em diversas situações de nossas vidas. Mas será que temas tão específicos como transfiguração, extraterrestres e até metaverso são relatados na Bíblia?

A resposta é sim. Mas calma, antes de sair gritando: “heresia”! Respire, continue a leitura, que tudo será explicado.

O sinônimo da palavra transfiguração é ato ou efeito de transformar-se, alteração da feição ou da forma. Logo, quando trazemos à mente tal conceito, nos vêm as imagens dos desenhos, em especial os mangás e filmes, onde os heróis se transformam para ficarem mais fortes, conseguirem mais poder e enfim salvar o povo de algum mal ou derrotar um vilão. E não é que encontramos esse roteiro na Palavra de Deus?

Em Mateus, cap. 17, versículos 1 ao 8, relata que um belo dia, enquanto nosso maior herói, Jesus, transitava pela terra para cumprir o plano da Salvação, foi para um alto monte e levou consigo os discípulos Pedro, Tiago e João. Já no alto do monte, foi transfigurado diante deles, seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Em outra passagem, em Apocalipse, cap. 1, versículos 9 a 13, Jesus se apresenta ao mesmo João que o viu transfigurado no monte, e se apresenta glorificado. João relata que seus cabelos eram brancos como a neve, os olhos como a chama de fogo, os pés como bronze, a sua voz como de muitas águas. 

Após a sua transfiguração na terra Jesus se entregou para nos salvar, mas ressuscitou, vivo está e possui as chaves da morte e do inferno (Ap. Cap. 1, vers. 17 e 18). Quanto poder e Glória! Então não se prenda a imagem de Cristo pendurado na cruz, frágil e sozinho, Cristo vive e está repleto de força e poder para transformar a sua vida de aflição em alegria e paz.

Uma pergunta antiga e que reverbera ainda nos dias de hoje, é: estamos sozinhos no universo? E a Palavra nos mostra que não. Em 2 Reis, capítulo 2, versículo 11, conta que Elias ia andando e eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, separou Elias de Eliseu, e Elias subiu ao céu num redemoinho. No mesmo livro, no capítulo 6, versículos 8 a 23, é descrito que a Síria estava em guerra com Israel e que uma numerosa tropa síria foi enviada para o ataque, e então o discípulo do profeta Eliseu se preocupa com a situação, enquanto tranquilo Eliseu ora a Deus para que o Senhor abra os olhos do discípulo, que em seguida vê que ao redor deles estavam uma multidão de cavalos e carros de fogo.

No livro de Ezequiel, em todo o capítulo 1, são descritos querubins, seres bem peculiares e um tanto diferentes de qualquer ser existente na Terra. Assim como em Daniel, o mesmo ora para auxílio de Deus sobre o povo de Israel e é enviado um anjo para lhe trazer a palavra (Daniel, Capítulo 10).

O conceito de vida extraterrestre, segundo o portal Wikipédia, é a vida que não se origina a partir do planeta Terra. Fica claro com esses relatos que existem vidas extraterrestres, que são enviados por Deus para nos socorrer, mas também uma parte, mais precisamente um terço deles, caíram e trazem sofrimento e dor à humanidade. Para tanto, o apóstolo Paulo, assim nos orienta em Efésios, capítulo 6, versículo 12 que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Como a Bíblia é viva e eficaz e para tudo nos traz solução!

Por fim, vamos ao metaverso, tema atualíssimo, que nos remete a uma outra realidade simultânea ao mundo real. Está sendo criado um mundo virtual, onde a pessoa escolhe uma personificação, chamada de avatar e através de um item de tecnologia como computador, videogame, tablet ou celular se conecta a qualquer outra pessoa que também esteja nesse ambiente, se relacionando através da realidade virtual.

Empresas estão investindo muito nesse universo virtual e é impossível saber onde chegará, pois um novo mundo está sendo criado.

Deus criou o mundo terreno e espiritual, sendo que o último, apesar de não ser visível aos nossos olhos naturais, é tão real quanto esse mundo palpável. Cremos que tudo o que acontece no mundo natural, primeiro é gerado no mundo espiritual. Portanto, é necessário o exercício da fé para crer que conquistas no mundo real são geradas em mundo espiritual, mesmo que você não o sinta ou o veja.

O contraponto da reflexão é que, enquanto há a construção, da parte dos homens, de um mundo virtual tão efêmero, onde você participa se quiser, desde antes da criação do mundo real, o mundo espiritual já existia e a partir Dele tudo se fez e você está inserido nele mesmo que não perceba.

Podemos concluir o quanto Jesus é maravilhoso e glorioso e o quanto a Bíblia foi, é e será atual. Consegue perceber o quanto os temas aqui expostos são inspirados no que Deus criou primeiro?

Não se prenda a uma vida virtual, se entregue ao Autor da vida, ao melhor herói que tudo já fez para nos dar a vitória, se entregue a Jesus. 

Rodrigo Coltri, IAMIR | ADHONEP Barretos-SP


Comentários