De geração em geração

 

Todo mundo, alguma vez, já ouviu de algum parente ou um amigo mais velho dizendo a famosa frase “No meu tempo que era bom”, em contraponto também já se ouviu de alguém mais novo, “Como fulano é ultrapassado”. É o eterno conflito de geração, cada um defendendo seu ponto de vista.

Nos tempos modernos, a sociedade foi dividida em algumas gerações por tempos que nasceram, acontecimentos que passaram e comportamentos em comum. A geração Baby boomers, são os nascidos entre 1945 e 1964, nascidos após o término da Segunda Guerra Mundial, receberam tal nome devido a explosão de natalidade (explosão de bebês = baby boom), em especial nos Estados Unidos. Vivenciaram um período de grande evolução tecnológica, como início da corrida espacial e desenvolvimento dos meios de comunicação.

A geração seguinte, são os nascidos entre 1965 e 1981, conhecidos como geração X, são os que tiveram que “suar” a camisa, para reconstruírem seus países atingidos pela guerra, ameaças de novas guerras, sendo assim pessoas mais focados no trabalho. Cresceram com a televisão em plena expansão, o surgimento dos computadores nas empresas, possuem como características mais marcantes o individualismo e o esforço próprio para atingimento dos seus objetivos, bem como a permanência em sua empresa, sendo motivo de orgulho trabalhar por 30 anos ou mais e se aposentar na mesma empresa.

Os nascidos entre 1982 e 1994, são chamados de Millenials ou geração Y, também conhecidos como nativos digitais, pois cresceram com a implantação da internet e tecnologia pessoal no seu dia a dia. Para se alocarem em seus postos de trabalhos tiveram que se aprimorar, estudar mais, se especializarem, devido ao aumento da expectativa de vida, da concorrência e maior acesso da educação, crises financeiras mundiais, afetaram os postos de trabalho, porém essa geração é mais inconformada que seus pais X, se deslocando com maior facilidade dos seus empregos em busca de melhores recolocações, sendo mais ambiciosos por seus objetivos.

Por fim, a geração Z, são os nascidos de 1995 em diante, estão assumindo seus postos de paternidade e centro da sociedade recentemente. Nasceram na era digital e manejam seus smartphones e toda tecnologia atual, melhor do que todas as outras gerações anteriores. Transformaram a internet em algo básico para a manutenção de várias atividades pessoais e profissionais, utilizando de forma desenvolta as redes sociais, fundando novos tipos de empresas e tipos de empregos, como fintechs, startups, influencer digital. Estão quebrando barreiras rígidas como por exemplo no sistema financeiro e até novas formas de ver o mundo, como a criação do metaverso e muito mais.

Mas quem viveu na melhor época? Qual geração é a melhor?

O vovô andava por quilômetros até chegar na sua escola e geralmente estudava até a quarta série, mas eram todos mais saudáveis, faziam a própria comida e conversavam na calçada até de noite, sem ter medo de assalto, apesar de nunca ter conhecido um país diferente do Brasil.

O pai já conseguiu chegar na faculdade com muito custo, mas está com mais de 60 anos, cansado e pronto para se aposentar, porém orgulhoso de ter criado seus filhos. Filhos estes que estão na pós da pós-graduação, viajam 2 vezes por ano, mas morrem de medo da poluição e do perigo da nação.

Os netos que têm tudo na mão, literalmente, com seus celulares, possuem o mundo na ponta dos dedos, precisa de algo do mercado, é só pedir, foi bem tratado ou não foi bem atendido, ah é só entrar nas redes sociais e fazer as avaliações. No virtual é nota 10, mas na hora do viver presencial, o olho no olho, a conversa cara a cara, derrapam.

Então qual é a solução? Qual o melhor padrão das gerações que podemos seguir e ser feliz?

A resposta está no livro imutável, que Deus nos deixou para nos guiar, nele está a Sua Palavra, nos dá a direção certa a seguir, independente do tempo que estamos vivendo ou da situação que estamos passando. Esse livro é a Bíblia Sagrada. Todas as soluções, todas elas mesmo, está nele, alçando a sua Graça em quem crer e seguir as orientações contidas nesse tão poderoso livro.

Está preocupado com as suas gerações futuras? “... porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:5-6).

Vida plena e cheia de Graça? Em Isaías 1:19 assim é estabelecido: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”.

Está cansado? Sobrecarregado? Jesus ensina em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Essas são só algumas promessas e ensinamentos contidos nesse maravilhoso e poderoso livro, que se deter em ler diariamente e colocar em prática, não importa em que época nasceu, em como sua vida está no momento, encontrará solução, vida em abundância e Salvação, porque “Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento é puro e ilumina os olhos" (Salmos 19:8).

Creia, aplique e seja o povo mais feliz da terra!

 Rodrigo Coltri, IAMIR | ADHONEP Barretos-SP


Comentários