As bem-aventuranças

  • Contexto: Sermão do Monte (Mateus 5-7)
  • Esse sermão aparece somente no Evangelho de Mateus.
  • As bem-aventuranças também aparece apenas em Mateus.
  • Jesus apresenta aqui um padrão para o homem.

O que é bem-aventurança?

O termo é mais profundo do que apenas feliz, contente ou alegre. Por isso, usaremos o termo “mais que feliz”.

Introdução

Jesus não estava apenas ensinando seus discípulos, e sim, uma multidão (Mateus 5:1-2).  Assim como Moisés recebe a lei em um monte, Jesus também ensina seus estatutos em um monte.

Quais são as bem-aventuranças:

1 - Os pobres de espírito;

2 - Os que choram;

3 - Os mansos;

4 - Os que tem fome e sede de justiça;

5 - Os misericordiosos;

6 - Os limpos de coração;

7 - Os pacificadores;

8 - Os que sofrem perseguições.

Os pobres de espírito

Confesso que essa afirmação sempre me trouxe dúvidas. Afinal, o que Jesus quis dizer com “pobres de espírito”? Fitch diz que “a pobreza de espírito é essencialmente o destronamento do orgulho”. Precisamos entender que não somos soberanos em nossa vida espiritual.

O orgulho espiritual é citado por Jesus quando compara a oração do fariseu e do publicano (Lucas 18:9-14). Outro fato é que um espírito orgulhoso certamente sofrerá a queda (Provérbios 16:18).

Sei do termo comum em nossa língua portuguesa de atribuir pobreza de espírito a uma pessoa que é maldosa e mal-intencionada, mas aqui o sentido é outro, porque devemos nos lembrar que o idioma escrito originalmente no Novo Testamento é o grego.

E como toda bem-aventurança que citaremos, há uma recompensa. E a recompensa do pobre de espírito é o Reino dos Céus.

Os que choram

“Chorar é algo que vem logo depois da necessidade de ser pobre de espírito” (Martyn Lloyd-Jones). Ao reconhecer nossa pobreza de espírito, temos que chorar na presença de Deus.

O choro descreve o arrependimento, e o arrependimento traz comunhão com Deus. Ter um coração quebrantado e contrito é benéfico diante de Deus.

Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:17).

A recompensa dessa bem-aventurança é ser consolado. Consolado por causa dos pecados e perdoado para viver em comunhão com Deus!

Os mansos

Mansidão está ligado à nossa vida com Deus. Uma pessoa mansa não se rebela contra Deus, não questiona seus ensinos e mandamentos. O mundo vai associar alguém manso a alguém covarde e fraco. Moisés é descrito como manso em Números 12:3, mas se estudarmos sua vida, vemos que ele não foi nem fraco e nem covarde.

Mas os mansos herdarão a terra e terão alegria na abundância de paz” (Salmos 37:11).

Mas, que terra é essa que Jesus nos diz que vamos herdar? Jesus nunca pregou sobre um reino mundano e carnal, e aqui não seria diferente. A terra prometida no Antigo Testamento está associada a um lugar de descanso. No Novo Testamento está associada à ideia de coisas melhores: a Nova Jerusalém.

Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13).

Você está livre pela graça, porém, está sujeito à verdade bíblica. Jamais se ache independente.

Os que tem fome e sede de justiça

Muita calma nessa hora. Justiça aqui não é empregado aqui ao termo de ser um justiceiro, saindo e condenando as pessoas.

Jesus não disse “bem-aventurados aqueles cujo objetivo é a justiça”. Os fariseus se dedicavam à busca da justiça, mas isso acabou se transformando em uma forma distorcida de justiça própria. É fácil confundir busca por justiça com busca de justiça própria inflada.

Porque eu afirmo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus” (Mateus 5:20).

Ter fome e sede justiça é algo que está relacionado ao Reino dos Céus (Mateus 6:33). Justo é aquele que se volta para Deus e tem sua vida transformada por esse encontro. Essa é a justiça do Reino.

E quando temos fome e sede da justiça do Reino, você se preocupa em passar isso adiante. Falhamos quando falamos de futebol, política etc. mais do que falamos sobre Jesus e seu Reino. Estamos desperdiçando oportunidades e não nos damos conta disso. Tendemos a ser “8 ou 80”, ou falamos demais e somos inconvenientes e bitolados ou não falamos nada e deixamos a vida nos levar.

Quem convence é o Espírito Santo, mas quem prega é você. E se você tiver fome e sede de justiça, você será saciado.

Os misericordiosos

Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Você foi alvo de grande misericórdia, então você jamais deve negar misericórdia a alguém. Qual o significado de misericórdia? Não dar a pessoa aquilo que ela merece.

Em Mateus 18:23-35 Jesus nos ensina o que acontece com aqueles que não usam de misericórdia, mesmo tendo alcançado misericórdia. Destaco aqui o final:

“Então o senhor, chamando aquele servo, lhe disse: "Servo malvado, eu lhe perdoei aquela dívida toda porque você me implorou. Será que você também não devia ter compaixão do seu conservo, assim como eu tive compaixão de você?" E, indignando-se, o senhor entregou aquele servo aos carrascos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também o meu Pai, que está no céu, fará com vocês, se do íntimo não perdoarem cada um a seu irmão” (Mateus 18:32-35).

Se você for misericordioso, você alcançará misericórdia.

Os limpos de coração

Um coração limpo é um coração santificado. Temos que ter cuidado com o nosso coração, porque ele é enganoso (Jr 17:9) e dele procedem os maus desígnios (Mt 15:19-20).

Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação” (Salmos 24:3-5).

Os limpos de coração verão a Deus, porque se converteram inteiramente e guardaram seu coração da impureza.

Os pacificadores

Você é uma pessoa que provoca paz ou ira? No seu ciclo social, você é conhecido como uma pessoa que cria contendas ou acaba com elas?

Paz é algo importante na Bíblia e há 400 menções a isso em toda a Escritura. Nosso Deus é o “Deus da paz” (Rm 16:20). Jesus nos deixou a sua paz (Jo 14:27) e que nele teríamos paz (Jo 16:33).

“Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz” (Tg 3:18).

Quando promovemos a paz somo chamados de filhos de Deus, porque nos assemelhamos com ele. E para ser um espalhador da paz, temos que ter paz em nossos corações. Um coração perturbado não alcançará paz e nem será capaz de trazer paz ao seu redor.

Os que sofrem perseguição

Quando conseguimos cumprir cada uma das bem-aventuranças, não teremos uma vida fácil. Perseguiram os profetas, perseguiram os apóstolos, perseguiram os discípulos, perseguiram a igreja primitiva, perseguiram os reformadores e vão nos perseguir.

“Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3:12).

Porém, preciso ressaltar algo aqui. Não podemos confundir perseguição por ser cristão com perseguição por falar besteira ou atrair escândalo. Muitas pessoas acham que estão sendo perseguidas, se vitimizam, mas se esquecem que falaram bobagem e ensinaram coisas absurdas, trazendo assim o escândalo.

Põe guarda à minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios” (Salmos 141:3).

Jesus disse aos seus discípulos: — É inevitável que existam pedras de tropeço, mas ai de quem é responsável por elas! Seria melhor para esse que uma pedra de moinho fosse pendurada ao seu pescoço e fosse atirado no mar do que fazer tropeçar um destes pequeninos” (Lucas 17:1-2).

Contudo, se a perseguição vem por causa da prática daquilo que Jesus nos ensinou, se somos perseguidos pelo simples fato de sermos cristãos, ainda temos uma recompensa que Jesus não menciona, apenas fala: porque é grande a sua recompensa nos céus” (v. 12).

Nos lembremos que, se o mundo nos odeia, odiaram primeiro a Jesus:

“— Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês” (João 15:18-19).

Fiquem firmes, nossa recompensa está no céu nos aguardando.

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT

Comentários

  1. Bom demais Gustavo. Sua em frente, pois Deus ainda vai te usar muito nessa terra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário