Perseverança

 

“Todos odiarão vocês por causa do meu nome; aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo” (Marcos 13:13)

Deus, em sua infinita misericórdia, nos ama e nos chama. Nesse chamado Ele nos justifica e nos guarda (Romanos 8:30; Filipenses 1:6). Temos uma promessa e Deus nos capacita para alcançá-la: perseverar até o fim.

No meio desse processo, existem algumas coisas que nos preparam para a perseverança, como as tribulações: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança” (Romanos 5:3,4). Paulo aqui fala que se gloria nas tribulações porque a tribulação produz perseverança. A palavra para perseverança usada aqui é hypomonḗ, que significa constância, estabilidade, tolerância e até mesmo paciência. Ou seja, a tribulação produz uma perseverança constante e estável, que suporta pacientemente. E como precisaremos disso, já que no texto no começo do artigo de Marcos nos diz que “todos odiarão vocês por causa do meu nome”.

Mas, qual é o fruto dessa perseverança? O texto nos diz no versículo 4 que é a experiência. Mais uma vez recorro ao grego que o texto foi escrito para podermos aprofundar um pouquinho mais. Experiência é a palavra dokimḗ que quer dizer caráter aprovado. Olhem só como o fruto dessa perseverança nos molda de maneira surpreendente! E esse caráter aprovado produz em nós esperança. Mas não é qualquer esperança: “Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (v. 5).

Essa esperança não nos deixa decepcionados, não é uma esperança vã que pode falhar. Sabem por quê? Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo. Quer segurança maior que essa? O Espírito Santo nos ajuda a perseverar, é Ele que opera em nós essa eficácia! Glória a Deus!

“Fiel é aquele que os chama, o qual também o fará” (1 Tessalonicenses 5:24).

Em Cristo,

Pb. Gustavo Hoft


Comentários