O problema da tristeza

 

Infelizmente todos nós somos passivos de sentimentos. É algo inerente no ser humano que não temos controle. Quando há momentos de alegria, ficamos alegres. Quando há momentos de apreensão, ficamos preocupados. Quando há momentos de expectativa, ficamos ansiosos. E quando há momentos de tristeza? Ficamos tristes.

Nenhum de nós, independente da fé confessa, temos controle sobre esses sentimentos que nos assaltam. O rei Davi, quando se viu cercado por seus inimigos, declarou:

“Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. De tristeza os meus olhos se consomem, envelhecem por causa de todos os meus adversários” (Salmos 6:6-7).

Vemos nessa passagem que até mesmo grandes homens de Deus se deixaram consumir pela tristeza e angústia. O problema começa a acontecer quando somos dominados por esses sentimentos.

Mas então, o que devemos fazer nessas situações? A Bíblia nos orienta que não devemos mentir, portanto devemos falar a verdade sobre nossos sentimentos. Se você está entristecido devido a uma situação, seja sincero (tanto com Deus como para as pessoas). As minhas maiores vitórias sobre esse sentimento foi quando eu simplesmente falei a verdade: “Não estou bem”, “estou triste por causa de tal situação” etc.

Foram nesses momentos que mais senti o cuidado de Deus em minha vida. Não sei de onde tiramos a ideia de que temos que esconder o que realmente sentimos. Talvez tenhamos pegado isso emprestado de misticismos de declarar para o universo somente coisas boas. Meus queridos, isso não é cristão e nem bíblico. Isso está mais próximo de religiões de mistério e esoterismo do que do cristianismo.

“Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração” (Tiago 5:13).

A oração sua e de seus amigos e líderes nesses momentos é essencial. Mas como seus amigos e líderes saberão que você está sofrendo se você não diz o que está acontecendo de verdade? Com a desculpa de “espiritualizar”, declaramos que estamos bem, numa espécie de “profetizar” e encobrimos o que está acontecendo. Já pararam para pensar que quando fazemos isso, estamos mentindo? Pois é!

Portanto, quando você for assaltado por tristeza excessiva, conte para Deus, conte para seus amigos mais íntimos, conte para seus líderes. A sua oração e a oração deles fará muita diferença em sua vida. Além da questão do desabafar, que tira um peso sobre nossas costas.

Lembre-se sempre: seja sincero, seja verdadeiro. A ferida só pode ser tratada se ela for exposta.

Em Cristo,

Pb. Gustavo Hoft

Comentários