Começar bem e terminar bem

 

É público e notório que a Bíblia é o livro mais vendido, lido e estudado do mundo, de longe o livro mais importante que já existiu e que vai existir. Agora, imagina a honra de você ter seu nome citado, nem uma, nem duas, mas três vezes neste tão aclamado livro. Diante desse contexto iremos analisar essas menções sobre uma pessoa chamada Demas.

Demas foi citado três vezes pelo apóstolo Paulo, em três de suas cartas que estão no Novo Testamento e você pode estar se perguntando, caramba esse personagem bíblico foi muito importante. Mas te digo, que infelizmente não foi, mas importante lição podemos tirar dessas citações.

Em Colossenses, capítulo 4, versículo 14: “Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas.” e em Filemom, capítulo 1, versículo 24: “Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.”

Podemos ver, gratidão de Paulo em saudar Demas, o chamando de seu cooperador. Entendemos até aqui que Demas foi um cristão auxiliador da obra cristã, a ponto de Paulo o citar em suas cartas.

Porém, Paulo em sua última carta escrita contida na Bíblia nos deixa um triste relato sobre Demas, em II Timóteo, capítulo 4, versículo 10: “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica;”

Em contrapartida Lucas, que também foi citado nas outras cartas junto com Demas, em II Timóteo, no sequente versículo, Paulo deixou registrado: “Somente Lucas está comigo.”

A lição que tiramos desses dois personagens bíblicos, é que tudo na vida, tão importante quanto iniciar uma jornada, é levar essa jornada até o fim, com o mesmo esmero e entusiasmo do início.

É muito comum termos empolgação no começo, onde tudo é novidade, mas com o tempo a rotina vai esfriando, a novidade passa a ser monotonia e vamos deixando de ter a mesma empolgação e até abandonando a jornada.

A jornada cristã não é diferente, o cristão que entra na conversão de um mundo completamente diferente do mundo que vive, e esse mundo não muda, o que muda é seu interior, o seu pensar, o seu agir, sua comunhão com o Senhor. Ele entra na contramão mundana, todos os dias será confrontado na sua fé, na relativização de coisas que são imutáveis na lei do Senhor. E como saber diferenciar essas coisas? Saber o que é certo ou errado? A resposta é lendo, estudando e meditando na Bíblia.

Em qualquer missão, jornada, propósito que a pessoa se envolver, seja na vida profissional, amorosa, familiar, ministerial, o segredo de permanecer é se renovar a cada dia, buscar estímulos de razões que te mantém firme no caminho. Na vida cristã, a maior razão de permanecermos na fé chama-se Jesus, se renovando a cada dia no poder do Espírito Santo que opera em nós.

Conforme Paulo nos orienta em II Coríntios, capítulo 4, onde cada palavra desse capítulo é de suma importância, mas para não nos alongarmos, citarei apenas os versículos de 7 a 12: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.”

Viva a sua jornada com o propósito em Cristo, está desanimado, desviado, volte para Cristo, permaneça em Cristo, para quem sabe poder dizer como Paulo perto do seu fim da vida terrestre: “Combati o combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (II Timóteo, capítulo 4:7-8).

Bem como Tiago, capítulo 1, versículo 12: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”

Que possamos ser mais como Lucas e menos como Demas para assim recebermos a promessa de Jesus deixada em Apocalipse, capítulo 2, versículo 10, parte final: “Sê fiel até à morte, e da-te-ei a coroa da vida.”

 

Rodrigo Coltri

Comentários